22 de outubro de 2013

Esquistossomose – Transmissão

Olá leitor,
Hoje o post promete! Para entender a Esquistossomose, talvez sejam necessárias algumas explicações.
O ciclo evolutivo do parasita Schistosoma mansoni necessita obrigatoriamente de hospedeiros. Um hospedeiro é o organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando condições adequadas para sua sobrevivência. Um hospedeiro pode ser classificado em:
Definitivo – o que abriga o parasita durante sua atividade sexual (reprodutiva)
Intermediário – o que abriga o parasita durante sua fase larvária (não ocorre reprodução)
Com isso em mente, fica mais fácil compreender essa terrível doença. Vamos começar?!
Ovo do Schistosoma mansoni
Uma pessoa contaminada permite que outros adquiram a doença ao defecar em rios, córregos e outros ambientes de água doce ou quando suas fezes são levadas pelas enxurradas. As fezes de um indivíduo doente liberam ovos do verme Schistosoma mansoni. Em contato com a água doce, os ovos liberam larvas, chamadas miracídios.

Larva Miracídio
Os miracídios só continuam o ciclo evolutivo se encontrarem o caramujo planorbídeo do gênero Biomphalaria (possuem como característica principal concha achatada nas laterais e cor marrom acinzentada). Quando se alojam no caramujo desenvolvem-se e são liberadas na água como novas larvas, denominadas cercárias.
Larva Cercária
Livres na água, as cercárias penetram ativamente no organismo de seres humanos através da pele e mucosas. Por meio da circulação, viajam até o coração, pulmões e fígado. Completam seu desenvolvimento, reproduzindo-se na parede intestinal.
Complicado? Só um pouquinho, mas a EMS facilita. Confira a figura e veja se consegue explicar cada etapa do ciclo evolutivo.
Ciclo de vida

Você é capaz de identificar que são os hospedeiros definitivo e intermediário da doença? Olha como está inteligente, hein?!
Amanhã continuaremos com esse tema. Tchau! 
*Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário