31 de outubro de 2013

Ansiedade

Olá leitor,
Hoje queremos conversar com vocês sobre um tema cada vez mais comum em nossos dias a Ansiedade.
Embora a palavra possa significar muitas coisas (aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza) a ansiedade é um fenômeno que pode nos beneficiar ou prejudicar, dependendo das circunstâncias ou intensidade. Por exemplo, em alguns casos, é capaz de nos levar à ação, mas em outros nos impede de reagir.
Mas a ansiedade pode evoluir para uma grave doença. Os transtornos de ansiedade estão relacionados com o funcionamento do corpo e experiências de vida.
Podemos nos sentir ansiosos a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente. Podemos ficar ansiosos às vezes, mas de modo muito intenso. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
  • preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
  • sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
  • preocupações exageradas com saúde, dinheiro, aparência, família ou trabalho;
  • medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
  • pavor depois de uma situação muito difícil.

A maior parte das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento, por isso é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo, são imprescindíveis para obter os melhores resultados e menores prejuízos.
Nós, da EMS, sabemos que a correria do dia a dia geralmente nos impede de fazer muitas coisas que desejamos. Mas ressaltamos que nunca devemos nos esquecer das coisas mais importantes: aquelas que nos fazem bem como indivíduos! Portanto não abra mão do seu momento com a família, com os amigos. Há muito tempo atrás William Shakespeare disse: “A alegria evita mil males e prolonga a vida!”

Até breve!

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário