20 de maio de 2013

Tuberculose

A tuberculose é uma das enfermidades mais antigas que conhecemos. Já foram encontrados sinais de tuberculose em múmias com mais de cinco mil anos!
Até hoje, as vítimas da tuberculose são tratadas com preconceito e sofrem com o estigma. Muitas pessoas evitam contato com quem teve a doença, porque não acreditam que a tuberculose tenha cura. Ou não sabem que, depois de iniciado o tratamento, o risco de contágio desaparece. Não se deve ter medo, nem isolar a pessoa doente. Basta saber como se proteger e tomar os cuidados necessários. 
Por isso, a prevenção contra a tuberculose começa pela informação. Quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento e menor a possibilidade de infectar outras pessoas. A tuberculose se agrava quando as pessoas não procuram o serviço de saúde para saber o motivo de sua tosse.
A promoção do bem-estar da população também ajuda na prevenção. Lugares aglomerados, sem ventilação e com pouca luz do sol favorecem a multiplicação e transmissão dos micróbios causadores da doença. Por isso, o controle da tuberculose depende também de melhores condições de vida e de moradia.
EMS compartilha da idéia de que para termos boa saúde, dependemos de fatores externos como, por exemplo, a manutenção de um ambiente agradável. Embora a tuberculose não seja uma zoonose, estamos decididos a contribuir na manutenção da saúde pública. Nós sabemos a gravidade da enfermidade e por este motivo, decidimos durante a semana publicar posts que explicam um pouco mais sobre a doença e nos dão dicas de combatê-la e evitá-la. Hoje começaremos explicando de modo simples o que é tuberculose.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria chamada Bacilo de Koch. Embora ataque principalmente os pulmões, pode ocorrer também em outros órgãos como os rins, ossos e meninges.





* Todas as fotos publicadas são pesquisadas em sites de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário