8 de novembro de 2013

Ainda há esperança!

Olá,
apesar da intensa destruição que causamos no planeta, ainda dá tempo de tentar reverter ou amenizar a triste realidade.
Podemos em muito contribuir para a redução dos impactos ambientais. Por exemplo, será que podemos economizar um pouco mais de água, por reaproveitar a água das chuvas ou da máquina de lavar na limpeza do quintal? Será que podemos reduzir o elevado consumo de bens por reutilizar roupas do irmão mais velho, trocar livros em bom estado com o colega ou vizinho? Essas são apenas algumas sugestões...
Vemos na reciclagem um importante aliado na tentativa de poupar recursos naturais não-renováveis. Se você concorda com isso, faça sua parte. Proteja o ambiente. Proteja seu lar!!
Bom descanso leitores, nos encontramos em breve!

7 de novembro de 2013

Desenvolvimento Sustentável

Bom dia leitor,
Hoje tentaremos iniciar o dia de modo mais animado e com boas notícias.
Apesar da constante degradação de nosso planeta, ainda podemos tomar algumas medidas a fim de diminuir o impacto destrutivo de nossas ações. Já faz algum tempo que ouvimos falar em Desenvolvimento Sustentável. Que bicho é esse?! Calma, a EMS explica...
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e a dignidade humana.A intenção é encontrar meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Para alcançá-lo é preciso planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito leva a sério o Meio Ambiente. Ás vezes, o desenvolvimento se confunde com o crescimento econômico. Mas pensar assim levaria ao esgotamento dos recursos naturais que dependemos para sobreviver e manter a diversidade biológica. O desenvolvimento sustentável sugere a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Ficou mais motivado? Amanhã continuamos falando sobre o assunto!

Fonte:

6 de novembro de 2013

Meio Ambiente no Brasil - a triste realidade!

Olá,
Como já sabem, a preservação ambiental é umas das maiores preocupações do último século. No Brasil a situação não é diferente. Com um vasto território, nosso país tropical, possui diversidade de espécies. Por tudo isso, o Brasil está preocupado com o meio ambiente, embora ainda haja muitas atitudes e ações que devem ser corrigidas.
Temos uma vegetação de diversos tipos: florestas úmidas, matas, cerrados, manguezais, rios, praias e até formações rochosas. Sem falar da fauna com muitas espécies, algumas já na lista de extinção. Além disso, possuímos a maior e mais conhecida floresta do mundo, a Floresta Amazônica. Mas há algum tempo ela se encontra em risco por conta dos excessivos desmatamentos e queimadas, motivados pelo seu uso irracional. Precisamos imediatamente pensar e agir a fim de proibir atitudes prejudiciais. Ações assim destroem o meio natural, além de arriscar a vida humana.
Infelizmente, a maioria de nossa população ainda não tem o costume de tratar corretamente o meio ambiente, o que causa muitas tragédias. Para exemplificar, citamos as enchentes constantes e a forte seca enfrentada pela região Nordeste.

Como vocês já sabem, a EMS acredita que a educação é capaz de corrigir, ou pelos menos amenizar, a triste realidade enfrentada. É preciso desenvolver uma consciência mais preocupada e voltada para temas ambientais. Por este motivo, voltamos amanhã falando um pouco mais sobre Desenvolvimento Sustentável e algumas práticas que garantem a preservação do Meio Ambiente.

Obs.: Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca.
Fonte:

5 de novembro de 2013

Impactos Ambientais

Olá leitor,
Como vimos ontem, o sistema sócio-econômico adotado levou a sociedade a seguir uma rota que não prioriza a preservação ambiental. Embora se discuta assuntos como efeito estufa, aquecimento global e espécies em risco de extinção o consumismo ainda é predominante.
Já vemos cada vez mais presente as conseqüências de anos de destruição. Entre eles destacamos:
Alterações climáticas:
A Terra está esquentando. Pesquisas científicas mostram que nos últimos 100 anos, a temperatura do planeta aumentou 1ºC. Parece pouco, mas essa elevação é a principal responsável pelo derretimento das geleiras, ocasionando o aumento dos níveis do mar. Eleva-se também a quantidade de dias com chuvas intensas. Em uma cidade como a nossa, isso pode significar graves deslizamentos.

Extinção de animais:
A exploração inadequada dos recursos naturais tem levado à extinção de centenas de espécies. O Brasil possui uma lista com 627 espécies ameaçadas. A lista anterior, divulgada em 1989, tinha 218 animais. Essas espécies estão descritas no chamado Livro Vermelho. São 130 espécies de invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos.
Poluição:
Poluição é a introdução de substâncias no Meio Ambiente que provoque efeito negativo no seu equilíbrio, causando danos aos seres vivos, ao ecossistema e à saúde. Englobamos aqui todos os tipos de poluição pois todas são capazes de provocar enormes danos e ameaçam a qualidade de vida e conseqüente sobrevivência.
Esses são apenas alguns impactos ambientais causados pelo homem que merecem nossa atenção. Amanhã tem mais post sobre esse assunto!

Obs.: Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca.
Fontes:

4 de novembro de 2013

Degradação Ambiental - Histórico

Bom dia leitor,
Como prometemos, esta semana divulgaremos uma série de posts que tratam apenas de questões ambientais. Queremos apresentar um pouco de histórico e o que vem agravando a situação em nosso país. Desejamos também, destacar algumas alternativas que visem a melhoria desse mal.
Embora a degradação ambiental exista há muito tempo, foi com a Revolução Industrial que o processo se intensificou, tornando-se um grave problema para a humanidade. Com a rápida industrialização e urbanização, deixou de ser restrita a um único local para ser mundial, acelerando o lançamento de poluentes no ambiente, além de tornar o capitalismo o sistema dominante no planeta.
A característica mais marcante desse modelo sócio-econômico é a ênfase na produção e acumulação de riquezas (consumismo). O importante no processo é o que traz maiores lucros em curto prazo. Dessa forma, derrubam-se florestas inteiras sem se importar com as conseqüências em longo prazo. Delas são tiradas as mercadorias que serão comercializadas em busca do progresso.
Pouco a pouco a Natureza deixa de existir dando espaço a um ambiente transformado, modificado e produzido pela mão humana (em muitos casos, motivada pela ganância). Perde-se a harmonia com o meio natural e ganha-se um novo ambiente: o meio urbano. Este é rico em rios canalizados, solos cobertos com asfalto, fauna e flora natural devastada. O avanço industrial e tecnológico traz suas conseqüências. O homem é parte da Natureza em declínio. Isso implica na degradação da qualidade de vida.

É... Esse é um assunto sério. Amanhã falaremos um pouco mais sobre isso... 

Fonte:

1 de novembro de 2013

Aproveite a vida!

Gente,
hoje já é novembro! O tempo voa! Na correria para vencer os obstáculos é fácil esquecer as coisas simples, que muitas vezes, são as mais importantes. Para isso, a equipe mais preocupada com seu bem-estar no mundo, selecionou algumas dicas para você organizar o tempo e desfrutar o melhor da vida!
Motive-se:
O que te deixa motivado? Ouvir música? Ao realizar atividades difíceis ponha sua música favorita e divirta-se ao executar uma tarefa enfadonha. Com a criatividade aumentada, rapidinho irá concluir aquele projeto chato... 
Desligue-se:
Se não precisa de internet para uma tarefa, desconecte-se! Assim, você não tem o impulso de ficar verificando seu e-mail. Quem nunca teve a experiência de ligar o computador para uma tarefa rápida e só desligá-lo horas depois, sem ter feito nada útil?
Vá com calma:
Comece o dia fazendo coisas simples e nunca faça duas coisas de uma só vez. Isso é jogar tempo e energia no lixo. Logo irá perceber que uma das atividades precisa ser refeita...
Programe-se:
Se você tem uma atividade importante, mas que não é tão urgente, marque dia e hora na agenda para realizá-la. Leve o compromisso a sério! 
Pontos positivos e negativos:
Está difícil eleger prioridades? Escreva no papel os pontos positivos e negativos de cada ação. Exemplo: deixar de fazer algo irá te prejudicar ou beneficiar? De quais modos? Analise e decida.
Recarregue:
Não ignore o cansaço. Se sua energia estiver prejudicada, você fica indisposto, sem vontade, seu cérebro não pensa do jeito que deveria. Descanse!
Defina objetivos:
O que você quer ganhar com organização do tempo? Ficar mais perto de sua família? Uma promoção no trabalho? Tenha alvos realistas, que estejam ao seu alcance e esforce-se.
Saiba pedir ajuda:
Se nada der certo, considere conversar com um amigo, chefe ou psicólogo. Existem fatores bloqueadores que estão tão escondidos que não conseguimos lidar sozinhos com eles. O importante é não desistir!
Aproveite:
Os momentos mais simples nos dão imensa felicidade, aproveite-os. Viva!

Fonte:


31 de outubro de 2013

Ansiedade

Olá leitor,
Hoje queremos conversar com vocês sobre um tema cada vez mais comum em nossos dias a Ansiedade.
Embora a palavra possa significar muitas coisas (aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza) a ansiedade é um fenômeno que pode nos beneficiar ou prejudicar, dependendo das circunstâncias ou intensidade. Por exemplo, em alguns casos, é capaz de nos levar à ação, mas em outros nos impede de reagir.
Mas a ansiedade pode evoluir para uma grave doença. Os transtornos de ansiedade estão relacionados com o funcionamento do corpo e experiências de vida.
Podemos nos sentir ansiosos a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente. Podemos ficar ansiosos às vezes, mas de modo muito intenso. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
  • preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
  • sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
  • preocupações exageradas com saúde, dinheiro, aparência, família ou trabalho;
  • medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
  • pavor depois de uma situação muito difícil.

A maior parte das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento, por isso é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo, são imprescindíveis para obter os melhores resultados e menores prejuízos.
Nós, da EMS, sabemos que a correria do dia a dia geralmente nos impede de fazer muitas coisas que desejamos. Mas ressaltamos que nunca devemos nos esquecer das coisas mais importantes: aquelas que nos fazem bem como indivíduos! Portanto não abra mão do seu momento com a família, com os amigos. Há muito tempo atrás William Shakespeare disse: “A alegria evita mil males e prolonga a vida!”

Até breve!

Fonte: 

30 de outubro de 2013

Cólicas Menstruais

Bom dia,
Falando sério, para uma mulher não há nada pior que sentir cólica... Pensando nisso, selecionamos algumas informações interessantes para nossas queridas leitoras que sofram desse mal tão irritante. Vamos lá?!
A cólica menstrual se caracteriza por dores no ventre durante a menstruação, acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em casos mais graves, até desmaio.
Pode ser classificada em dois tipos:
  • Primário: é o tipo mais comum, considerado normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações. É causada pela contração uterina.
  • Secundário: é provocado por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.

Somente um médico pode diagnosticar corretamente a doença primária ou secundária para conduzir ao melhor tratamento. No entanto, medidas práticas podem ser adotadas para amenizar as dores. A seguir, alistamos algumas:
  • prática regular de exercícios físicos aeróbicos;
  • aplicação de calor local;
  • consumo elevado de líquidos;
  • dieta rica em fibras.

Nos casos mais graves, talvez seja necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica. Ah... sempre é válido lembrar: evite automedicação!
Até mais!

Fonte:

29 de outubro de 2013

EMS e Cine "D"

Olá leitor,
Na última sexta-feira foi comemorado o Dia do Servidor Municipal (a EMS divulgou isso aqui) e na segunda, o Dia do Servidor Público. Pensando nessas ocasiões alegres, a SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) nos convidou para participar de um evento interessante.
O que aconteceu? Há algum tempo o homem tem notado como suas atitudes influenciam o Meio Ambiente, degradando-o. Isso tem se tornado motivo de preocupação constante. Para tentar amenizar o problema, por conscientizar servidores da importância do tema, foi criada uma sala de cinema especial: o Cine “D”.
O filme exibido foi Avatar, dirigido por James Cameron. Inserida em questões ambientais, a produção mostra como uma população alienígena luta para proteger seu planeta (Pandora) contra a destruição, motivada pela ganância humana.
Antes da sessão, a fim de destacar o tema e preparar a mente dos presentes, a EMS apresentou um pequeno discurso e dinâmica, seguidos de uma série de slides preparados pela própria equipe. A ocasião festiva transformou-se em momento de reflexão e adoção de medidas emergenciais.
Novamente agradecemos a SEDUR e, em especial, a Suzy pela parceria e convite.
Ah... Queremos informar que para a semana que vem já estamos preparando uma série de posts sobre a temática Preservação Ambiental. Preparem-se!

Até amanhã!
Obs.: Fotos do evento estarão disponíveis apenas na página do Facebook GEMOB Itapuã!

28 de outubro de 2013

EMS e a Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental

Bom dia leitor,
Hoje queremos informar sobre uma ação que tivemos a alegria de participar. Trata-se da Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, fornecido e ministrado por funcionários da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
Com o objetivo de formar atores estratégicos por meio de capacitação de multiplicadores em educação ambiental, o curso visa preparar Agentes de Saúde sobre questões ambientais e sua relação com a saúde.
Durante as aulas, que aconteceram nos dias 23 e 24 de outubro, foram explicados aspectos sobre a educação ambiental, como ela acontece no Brasil, conceitos ambientais e de saneamento básico.
A seguir uma foto mostra os participantes da ocasião.
Agradecemos às orientadoras Silvana, Michele e Jaqueline pelo conhecimento, dedicação e atenção fornecidos.
Amanhã divulgaremos mais um importante evento e a participação do EMS nele.

Até mais! 

25 de outubro de 2013

EMS e a Campanha Antirrábica

Bom dia!
Talvez você não recorde, mas há algumas semanas atrás aconteceu a campanha de vacinação animal antirrábica. Pode perguntar pro seu bichinho que ele vai te lembrar!!
Então, nós colaboramos durante a ocasião, mas não divulgamos no blog os resultados da campanha. Por isso decidimos postar algumas fotos de modelos incríveis. Não esqueçam: mais fotos estão disponíveis lá no Facebook da Mobilização Social do DSI, o GEMOB. Confira!  
Nosso presente para os "vacinados"
Muito fofo!!
                                    
Tem algo estranho...
A vacina salva vidas. O valor de uma vida é inestimável!

Nada contra os gatinhos de plantão, mas cães conquistam o coração da escritora!!!
Tchau!


Dia do Servidor Municipal

SERVIDORES MUNICIPAIS
Nosso valor enquanto profissionais é reconhecido por meio de nossa dedicação, capacitação e comprometimento.


24 de outubro de 2013

Esquitossomose - Cuidados necessários

Bom dia!
Durante a semana falamos sobre a Esquistossomose e aprendemos aspectos importantes sobre o seu ciclo evolutivo, incluindo a gravidade da doença.
Como observamos, combater a doença requer medidas simples e acessíveis. A seguir confira algumas dicas:
* Fique de olho às questões de higiene básica e saneamento ambiental. Evite contato com a água represada ou de enxurrada que pode estar infestada com o parasita (lembre-se que em uma fase de seu ciclo, o verme necessita de água doce!);
* Os caramujos podem ser combatidos de várias maneiras diferentes: por controle biológico, químico e das condições do meio ambiente. Como seu habitat natural preferido são lugares com pouca água e correnteza, algumas medidas podem ser tomadas como drenar, aterrar ou aumentar a velocidade da água na área em que vivem. O controle biológico pode ser exercido por animais que se alimentam dos caramujos, como peixes ou patos;
* Use roupas adequadas, botas e luvas de borracha se precisar entrar em contato com águas supostamente infectadas;
Sabemos que cabem às autoridades sanitárias a destruição do habitat das larvas e o trabalho de informar a população. Isso não isenta ninguém da responsabilidade de alertar as pessoas, principalmente aquelas que vivem em áreas consideradas infectadas. Nesse sentido que sua EMS favorita continuará se esforçando para mantê-lo informado sobre essa e muitas outras doenças.

Até mais!

23 de outubro de 2013

Esquistossomose - Sintomas

Bom dia querido leitor,
Agora que já compreendemos como se transmite a Esquistossomose, estamos prontos para entender seus sintomas. A doença tem uma fase aguda e outra crônica.
Na fase aguda, ocorrem manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, dor muscular, falta de apetite, tosse, diarréia, enjôos, vômitos e emagrecimento. Ao surgir estes sintomas, o indivíduo precisa procurar imediatamente um atendimento médico para que todos os procedimentos necessários sejam tomados. Assim como em qualquer outro caso, a auto-medicação não deve ser adotada pelo paciente.
Na forma crônica a diarréia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, podendo aparecer sangue nas fezes. Além disso, o paciente pode sentir tonturas, dor na cabeça, sensação de plenitude gástrica, prurido anal, palpitações, impotência, emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume. Nos casos mais graves, da fase crônica, o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento, fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d’água.
Pronto! Após os sintomas terem sido analisados, concluímos que a doença é grave e precisa ser combatida. Mas como fazer isso?Fique ligado amanhã tem post novinho!
Fonte: 


22 de outubro de 2013

Esquistossomose – Transmissão

Olá leitor,
Hoje o post promete! Para entender a Esquistossomose, talvez sejam necessárias algumas explicações.
O ciclo evolutivo do parasita Schistosoma mansoni necessita obrigatoriamente de hospedeiros. Um hospedeiro é o organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando condições adequadas para sua sobrevivência. Um hospedeiro pode ser classificado em:
Definitivo – o que abriga o parasita durante sua atividade sexual (reprodutiva)
Intermediário – o que abriga o parasita durante sua fase larvária (não ocorre reprodução)
Com isso em mente, fica mais fácil compreender essa terrível doença. Vamos começar?!
Ovo do Schistosoma mansoni
Uma pessoa contaminada permite que outros adquiram a doença ao defecar em rios, córregos e outros ambientes de água doce ou quando suas fezes são levadas pelas enxurradas. As fezes de um indivíduo doente liberam ovos do verme Schistosoma mansoni. Em contato com a água doce, os ovos liberam larvas, chamadas miracídios.

Larva Miracídio
Os miracídios só continuam o ciclo evolutivo se encontrarem o caramujo planorbídeo do gênero Biomphalaria (possuem como característica principal concha achatada nas laterais e cor marrom acinzentada). Quando se alojam no caramujo desenvolvem-se e são liberadas na água como novas larvas, denominadas cercárias.
Larva Cercária
Livres na água, as cercárias penetram ativamente no organismo de seres humanos através da pele e mucosas. Por meio da circulação, viajam até o coração, pulmões e fígado. Completam seu desenvolvimento, reproduzindo-se na parede intestinal.
Complicado? Só um pouquinho, mas a EMS facilita. Confira a figura e veja se consegue explicar cada etapa do ciclo evolutivo.
Ciclo de vida

Você é capaz de identificar que são os hospedeiros definitivo e intermediário da doença? Olha como está inteligente, hein?!
Amanhã continuaremos com esse tema. Tchau! 
*Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca da internet.

21 de outubro de 2013

Programação semanal - Esquistossomose

Bom dia leitores,
Iniciamos uma nova semana conversando um pouco mais sobre a Esquistossomose, conhecida também como barriga d’água ou bilharziose. De acordo com alguns autores, a doença de origem africana, foi introduzida no país após a vinda de negros procedentes de regiões endêmicas. A mão de obra escrava em plantações de cana, reservatórios naturais de água, condições precárias e provável existência do caramujo transmissor da endemia favoreceram seu desenvolvimento no Nordeste brasileiro. A disseminação para outras regiões do país deve-se ao avanço de novas atividades econômicas, intensos fluxos migratórios e urbanização acelerada.
Schistosoma mansoni (fêmea dentro do macho)
Causada pelo parasita Schistosoma mansoni, a doença tem o homem como hospedeiro definitivo, mas necessita de um caramujo (hospedeiro intermediário) para completar o ciclo evolutivo.  
Mais informações sobre esta enfermidade estarão disponíveis amanhã em seu blog de Mobilização Social favorito. Não esqueça!

Até mais!!

20 de setembro de 2013

Campanha Antirrábica: Posse Responsável

Antes de decidir cuidar de um bichinho, precisamos saber se estamos dispostos a seguir uma série de passos que garantem bem-estar ao animal e às pessoas do seu convívio. Que passos são esses? A EMS explica.


Passo 1: Abrigo.

Evite que seu animal fuja para a rua e se perca. Isso também oferece risco à saúde dele. Mantenha-o dentro de sua casa ou no quintal. Providencie espaço para que possa circular, protegido do sol, da chuva e do vento.

Passo 2: Passeio.


Todos nós gostamos de passear. Seu bichinho também. Quando fizer isso, leve-o com coleira e guia. Caso seja bravo, use a focinheira. Isso evita que ele seja contaminado por outros animais, roubado, provoque ou sofra algum tipo de agressão. Não esqueça:
se ele fizer “sujeira” na rua, recolha-a e jogue no lixo.

Passo 3: Alimentação.

Qualquer animal precisa ser alimentado adequadamente, de acordo com seu tamanho e idade. Ofereça comida caseira ou ração, desde que mantenha seus pratinhos sempre limpos. E não esqueça: coloque à disposição dele muita água fresca. (Olhe você evitando a Dengue!)

      Passo 4: Vacinação.

     O seu animal deve ser vacinado frequentemente contra a raiva. Para outras vacinas, tratamento de verminoses e problemas de saúde, procure um médico veterinário de confiança.

   Passo 5: Higiene.

É importante dar banho com freqüência. Nesse momento, verifique a presença de pulgas e carrapatos, ferimentos e queda de pelos. Caso ocorra, comunique seu médico veterinário.

Passo 6: Controle da reprodução.

O dono responsável evita que seu animal tenha cria indesejada e que isso gere abandono e aumento de cães e gatos nas ruas. Existem métodos para controlar a reprodução animal que podem ser definitivos ou não.

Passo 7: Carinho.

Atenção, contato físico e brincadeiras são essenciais para a saúde emocional do seu bichinho de estimação e requerem tempo.


A OPÇÃO DE CRIAR CÃES E GATOS IMPLICA EM ARCAR COM AS RESPONSABILIDADES QUE UMA POSSE EXIGE E REQUER!


*Todas as fotos publicadas neste post são pesquisadas em site de busca.



19 de setembro de 2013

Campanha Antirrábica: Prevenção da Raiva

Bom dia,
agora que já sabemos o que é a doença e quais os sintomas como podemos nos prevenir?
A melhor maneira de prevenir a raiva ainda é a vacinação de animais. Cães e gatos devem estar em dia com a vacinação. Os proprietários também precisam manter seus bichinhos de estimação sob controle, para que não corram risco de fugir e entrar em contato com animais infectados.
Animais de grande porte, como cavalos e bois, também devem ser vacinados em áreas onde já foram registrados casos de raiva. A prevenção de humanos é mais simples. Basta não entrar em contato com animais desconhecidos.
Mas caso tenha sido mordido, arranhado e/ou lambido por cão ou gato:
· Lave imediatamente o ferimento com água corrente e sabão ou detergente para eliminar a saliva do animal;
· Procure orientação médica no Posto de Saúde próximo à sua casa o mais rápido possível;
· Observe o animal durante 10 dias. Não o mate. Caso a observação não seja possível ou o animal morra, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses;
· Quando o animal for de rua, localize seu dono ou responsável para obter informações sobre onde mora e sua condição de saúde. Acompanhe o animal por 10 dias seguidos;
· Em caso de agressão por morcego, mico (sagüi) ou outro animal silvestre, procure o Posto de Saúde imediatamente.

*Fonte: Cartilha distribuída pelo CCZ
*Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca.

18 de setembro de 2013

Campanha Antirrábica: Sintomas da Raiva

Bom dia leitores!
Hoje analisaremos como identificar um animal ou ser humano contaminado com o vírus rábico. Preparem-se, este post está repleto de informações!

Sintomas nos animais

· Mudança brusca de comportamento: O animal torna-se agressivo, inquieto, talvez caminhe longas distâncias, mordendo qualquer coisa que apareça no caminho.
· Cachorro e gato ficam como se estivessem mordendo o ar, com muita persistência.
· Latido rábico: em cachorros doentes o latido torna-se diferente, parece um uivo rouco, com uma nota final marcante.
· Salivação abundante e pegajosa.
· O animal se recusa a comer.
· Talvez deseje beber, mas com muita dificuldade.
· Paralisia das patas traseiras.
· Os gatos apresentam alguns dos sintomas acima, mas procuram também por sombra e descanso.

Sintomas humanos

A doença atinge o sistema nervoso central, provocando aparente insanidade mental. Após o vírus se instalar no sistema nervoso, o primeiro sinal é a ansiedade. O doente tem dificuldade em dormir e repousar. Em seguida vem paralisia muscular, que começa nas pernas e termina na cabeça. Há também incapacidade de engolir líquido, o que resulta em sufocamento. Ao final, os músculos respiratórios são afetados e, em no máximo sete dias, a pessoa morre por asfixia.
A pessoa infectada desenvolve medo de água e luz. "A dor que o doente sente ao tentar ingerir água e ao receber um facho de luz no olho fazem com que ele sinta medo de água e de luz", disse representante do Instituto Pasteur. Por este motivo, a doença é conhecida também como hidrofobia (Hidro - água; Fobia - medo)
Infelizmente, quando os sintomas aparecem é muito difícil o doente sobreviver. Se você foi agredido por qualquer animal, apresentando ou não os sintomas acima, procure imediatamente ajuda médica. Nesta doença, a demora pode custar sua vida!
*Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca.

17 de setembro de 2013

Campanha Antirrábica: O que é Raiva?

Olá leitor,
como divulgamos ontem, está marcado para quinta, sexta e sábado desta semana a Campanha Antirrábica no DSI. Mas, às vezes é tão difícil colaborar com a prevenção de algo que não conhecemos... Foi pensando nisso que a EMS preparou para vocês uma série de posts que explica um pouco mais sobre este tema. Fique ligadinho no blog e saiba como proteger seu bichinho e sua família! Vamos começar?
O nome da doença origina-se de uma palavra latina que significa “cólera, furor”. É causada pelo vírus rábico, transmitido por animais infectados, por meio de sua mordida, arranhadura ou lambedura. Entre os animais que são vetores do vírus estão: cães, gatos, morcegos, cavalos, bois, coiotes, raposas, gambás. A incubação (período em que o animal já está infectado, transmite o vírus, mas não manifesta sinais da doença) pode levar até quatro meses. O risco de contaminação neste período é grande. 
Devido à letalidade da doença, autoridades médicas recomendam que pessoas feridas por animais, como cães e gatos desconhecidos, procurem imediatamente o serviço médico. 
Hoje estão disponíveis medicamentos eficazes e que não apresentam graves efeitos colaterais para o tratamento da patologia. A vacina serve para estimular o organismo a produzir anticorpo, enquanto o soro bloqueia a progressão do vírus. Ao contrário do que afirmam, o tratamento não é doloroso e as famosas 21 injeções na barriga já deixaram de existir. Atualmente o tratamento é composto por cinco doses de vacina no braço e apenas uma de soro, geralmente na região dos glúteos.

"É muito importante também conservar o animal agressor, para saber, por meio de exames, se ele está ou não infectado", afirmou representante do Instituto Pasteur, em São Paulo. "O vírus não precisa de grandes feridas para penetrar no organismo. Pequena perfuração na pele já basta. Lambida em mucosas como o olho e a boca já pode infectar", afirma.

Mas como identificar se o cãozinho da rua ou o meu está contaminado? E se um amigo ficar doente, como vou saber? Amanhã conversaremos sobre isso!

16 de setembro de 2013

Campanha Antirrábica no DSI: Locais de Vacinação

Cães tem uma forma de encontrar as pessoas que dele necessitam, preenchendo um vazio que nem sequer elas sabem que tem. 
-Thom Jones.
Gatos são criaturas gloriosas, que não podem ser subestimadas. Seus olhos são profundezas inexpugnáveis dos mistérios felinos. 
-Lesley Ann Ivory.

Bom dia leitor,
Com as frases acima iniciamos nossa semana divulgando uma informação muito importante!
Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, todos terão a oportunidade de retribuir àqueles que nos demonstra amor incondicional, nosso carinho e cuidado. Nestes dias acontecerá a Campanha anual contra a Raiva Canina, em todo o Distrito Sanitário de Itapuã, entre outros.
Caso você possua um cão ou gato não-vacinado, dirija-se até o posto de vacina mais próximo de sua casa. Lembre-se: a Raiva é uma doença grave que além de por em risco o seu bichinho de estimação, compromete a saúde de toda sua família.
Dedique um minutinho de seu corrido dia-a-dia para este importante gesto. Pense em como seu animal lhe demonstra carinho. Eles não pensam em como agir ou amar. Simplesmente amam. Não calculam as conseqüências. São maravilhosos e, de um modo inesperado, preenchem nossa vida. 
A seguir, alistamos locais onde estarão disponíveis as vacinas, em alguns bairros:





E aí, encontrou o posto mais próximo de sua casa? Não esqueça de levar seu bichinho. Ele é sua responsabilidade e agora precisa de sua ajuda. 
Até amanhã!!

6 de setembro de 2013

I Viver Ação Social - Bastidores: Alcoólicos Anônimos


Olá leitor,

voltamos para continuar explicando detalhes sobre o I Viver Ação Social.
Durante o evento contamos com a participação dos Alcoólicos Anônimos. De acordo com seu site esta é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver um problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo. O objetivo primordial é alcançar e manter a sobriedade.
Infelizmente esse é um problema que atinge a muitos da população mundial, independente de idade, cor, sexo ou nacionalidade. Para manter-se livre do problema a força de vontade é vital!
Estamos muito gratos pelo apoio e colaboração!!!
Até amanhã!

5 de setembro de 2013

I Viver Ação Social - Bastidores: EMBASA

Bom dia!
Você já sabe que temos uma firme parceria com a EMBASA, como mostramos aqui e aqui. Mas durante o I Viver Ação Social esta parceria foi reafirmada. A EMBASA esteve presente em nosso evento, por fornecer à população esclarecimentos sobre o tratamento e uso racional da água, monitoramento e negociação de conta, só para citar alguns serviços. Além desses, realizaram sorteio de brindes e disponibilizaram o seu ônibus para atendimento diferenciado da comunidade. 
Muitíssimo obrigado!

4 de setembro de 2013

I Viver Ação Social - Bastidores: SAC

Olá,
neste post voltamos a descrever como o I Viver Ação Social aconteceu. 
Alguns dos parceiros convidados vocês já conhecem como a FIOCRUZ, ABPREV, Faculdade Maurício de Nassau, Izeens Estética e o Salvador Norte Shopping. Hoje queremos apresentar um novo parceiro e descrever um pouco dos serviços prestados. 
Desde 1995 o SAC consolidou-se, ganhando a confiança do cidadão baiano. Por isso é referência em atendimento à população. Tendo tudo isso em mente não poderíamos nos esquecer de convidá-los para o evento. Foram fornecidas à população documentos básicos, como: RG, CPF e Carteira de Trabalho. As 100 senhas distribuídas rapidamente se esgotaram, dada a constante procura. Esse foi mais uma acerto da EMS. 
Até breve!