Hoje analisaremos como identificar um animal ou ser humano contaminado com o vírus rábico. Preparem-se, este post está repleto de informações!
Sintomas nos animais
· Mudança brusca de comportamento: O animal torna-se agressivo, inquieto, talvez caminhe longas distâncias, mordendo qualquer coisa que apareça no caminho.
· Cachorro e gato ficam como se estivessem mordendo o ar, com muita persistência.
· Latido rábico: em cachorros doentes o latido torna-se diferente, parece um uivo rouco, com uma nota final marcante.
· Salivação abundante e pegajosa.
· O animal se recusa a comer.
· Talvez deseje beber, mas com muita dificuldade.
· Paralisia das patas traseiras.
· Os gatos apresentam alguns dos sintomas acima, mas procuram também por sombra e descanso.
Sintomas humanos
A doença atinge o sistema nervoso central, provocando aparente insanidade mental. Após o vírus se instalar no sistema nervoso, o primeiro sinal é a ansiedade. O doente tem dificuldade em dormir e repousar. Em seguida vem paralisia muscular, que começa nas pernas e termina na cabeça. Há também incapacidade de engolir líquido, o que resulta em sufocamento. Ao final, os músculos respiratórios são afetados e, em no máximo sete dias, a pessoa morre por asfixia.
A pessoa infectada desenvolve medo de água e luz. "A dor que o doente sente ao tentar ingerir água e ao receber um facho de luz no olho fazem com que ele sinta medo de água e de luz", disse representante do Instituto Pasteur. Por este motivo, a doença é conhecida também como hidrofobia (Hidro - água; Fobia - medo)
Infelizmente, quando os sintomas aparecem é muito difícil o doente sobreviver. Se você foi agredido por qualquer animal, apresentando ou não os sintomas acima, procure imediatamente ajuda médica. Nesta doença, a demora pode custar sua vida!
*Todas as fotos publicadas neste
post foram pesquisadas em
sites de busca.