5 de novembro de 2013

Impactos Ambientais

Olá leitor,
Como vimos ontem, o sistema sócio-econômico adotado levou a sociedade a seguir uma rota que não prioriza a preservação ambiental. Embora se discuta assuntos como efeito estufa, aquecimento global e espécies em risco de extinção o consumismo ainda é predominante.
Já vemos cada vez mais presente as conseqüências de anos de destruição. Entre eles destacamos:
Alterações climáticas:
A Terra está esquentando. Pesquisas científicas mostram que nos últimos 100 anos, a temperatura do planeta aumentou 1ºC. Parece pouco, mas essa elevação é a principal responsável pelo derretimento das geleiras, ocasionando o aumento dos níveis do mar. Eleva-se também a quantidade de dias com chuvas intensas. Em uma cidade como a nossa, isso pode significar graves deslizamentos.

Extinção de animais:
A exploração inadequada dos recursos naturais tem levado à extinção de centenas de espécies. O Brasil possui uma lista com 627 espécies ameaçadas. A lista anterior, divulgada em 1989, tinha 218 animais. Essas espécies estão descritas no chamado Livro Vermelho. São 130 espécies de invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos.
Poluição:
Poluição é a introdução de substâncias no Meio Ambiente que provoque efeito negativo no seu equilíbrio, causando danos aos seres vivos, ao ecossistema e à saúde. Englobamos aqui todos os tipos de poluição pois todas são capazes de provocar enormes danos e ameaçam a qualidade de vida e conseqüente sobrevivência.
Esses são apenas alguns impactos ambientais causados pelo homem que merecem nossa atenção. Amanhã tem mais post sobre esse assunto!

Obs.: Todas as fotos publicadas neste post foram pesquisadas em sites de busca.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário