Último post da semana vem para explicar como é o estágio final antes do mosquito da dengue.
Pupa é o estádio posterior ás larvas e dura de 2 a 3 dias. Nesta fase, elas não se alimentam, utilizando a energia armazenada enquanto eram larvas. Nesse momento ocorre a metamorfose para o estágio final do mosquito da dengue. Quando inativas se mantêm na superfície da água, flutuando, o que facilita a eclosão ou saída do inseto adulto, já alado.
A pupa é dividida em abdômen e cefalotórax (cabeça e tórax unidos) em formato de vírgula. Possui também um par de tubos respiratórios, que atravessam a água e permitem a respiração.
Já que a pupa não se alimenta, seu combate não é feito utilizando larvicidas. Para destruí-la é preciso ação mecânica, como esmagamento.
Quando a pupa eclode, liberando o mosquito alado, ele repousa na parede do depósito e permanece ali durante horas. Isso confere o endurecimento do esqueleto externo e das asas. Apenas um dia após terem começado a voar, o mosquito já pode acasalar. O acasalamento geralmente acontece durante o voo, mas também é possível que ocorra em superfícies verticais e horizontais.
Pronto! Com a saída do vetor e acasalamento, fechamos o ciclo de vida do Aedes aegypti.
Agora vejamos um esquema simples para facilitar a compreensão e ajudar a entender as etapas de desenvolvimento do Aedes aegypti.
Lembrem-se: embora o momento mais fácil de combater o vetor da Dengue seja na fase larvária, para conseguir o controle eficiente do mosquito, as ações devem ser tomadas antes. Não permita que na sua casa ou vizinhança existam depósitos para a fêmea depositar ovos. Elimine ou tampe qualquer objeto que esteja armazenando água limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário