8 de março de 2013

Raiva - Posse responsável de cães e gatos

Antes de decidir cuidar de um animal, precisamos saber se estamos dispostos a seguir uma série de passos que garantem bem-estar ao animal e às pessoas do seu convívio. Que passos são esses? A EMS explica.

Passo 1: Abrigo.

Evite que seu animal fuja para a rua e se perca. Isso também oferece risco à saúde dele. Mantenha-o dentro de sua casa ou no quintal. Providencie espaço para que possa circular, protegido do sol, da chuva e do vento.

Passo 2: Passeio.

Todos nós gostamos de passear. Seu bichinho também. Quando fizer isso, leve-o com coleira e guia. Caso seja bravo, use a focinheira. Isso evita que ele seja contaminado por outros animais, roubado, provoque ou sofra algum tipo de agressão. Não esqueça: se ele fizer “sujeira” na rua, recolha-a e jogue no lixo.

Passo 3: Alimentação.


Qualquer animal precisa ser alimentado adequadamente, de acordo com seu tamanho e idade. Ofereça comida caseira ou ração, desde que mantenha seus pratinhos sempre limpos. E não esqueça: coloque à disposição dele muita água fresca. (Olhe você evitando a Dengue!)


 

      Passo 4: Vacinação.



     O seu animal deve ser vacinado frequentemente contra a raiva. Para outras vacinas, tratamento de verminoses e problemas de saúde, procure um médico veterinário de confiança.



                                                Passo 5: Higiene.

É importante dar banho com freqüência. Nesse momento, verifique a presença de pulgas e carrapatos, ferimentos e queda de pelos. Caso ocorra, comunique seu médico veterinário.

            Passo 6: Controle da reprodução.

O dono responsável evita que seu animal tenha cria indesejada e que isso gere abandono e aumento de cães e gatos nas ruas. Existem métodos para controlar a reprodução animal que podem ser definitivos ou não.

                                           Passo 7: Carinho.

Atenção, contato físico e brincadeiras são essenciais para a saúde emocional do seu bichinho de estimação e requerem tempo.


A OPÇÃO DE CRIAR CÃES E GATOS IMPLICA EM ARCAR COM AS RESPONSABILIDADES QUE UMA POSSE EXIGE E REQUER!

A coordenadora e seu "cãopanheiro"




Fonte: Cartilha distribuída pelo CCZ
* As fotos publicadas foram cedidas pela Coordenadora Andréia e pertencem ao seu cão Brad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário