5 de março de 2013

Raiva - O que é?

Como prometemos ontem, voltamos para conversar sobre a Raiva. Então, vamos começar?

O nome da doença provem de uma palavra latina que significa “cólera, furor”. É causada pelo vírus rábico, transmitido por animais infectados, por meio de sua mordida, arranhadura ou lambedura. Entre os animais que são vetores do vírus estão: cães, gatos, morcegos, cavalos, bois, coiotes, raposas, gambás. A incubação (período em que o animal já está infectado, transmite o vírus, mas não manifesta sinais da doença) pode levar até quatro meses. O risco de contaminação neste período é grande.
Devido à letalidade da doença, autoridades médicas recomendam que pessoas feridas por animais, como cães e gatos desconhecidos, procurem imediatamente o serviço médico.
 

Hoje estão disponíveis medicamentos eficazes e que não apresentam graves efeitos colaterais para o tratamento da patologia. A vacina serve para estimular o organismo a produzir anticorpo, enquanto o soro bloqueia a progressão do vírus. Ao contrário do que afirmam, o tratamento não é doloroso e as famosas 21 injeções na barriga já deixaram de existir. Atualmente o tratamento é composto por cinco doses de vacina no braço e apenas uma de soro, geralmente na região dos glúteos.

"É muito importante também conservar o animal agressor, para saber, por meio de exames, se ele está ou não infectado", afirmou representante do Instituto Pasteur, em São Paulo. "O vírus não precisa de grandes feridas para penetrar no organismo. Pequena perfuração na pele já basta. Lambida em mucosas como o olho e a boca já pode infectar", afirma.

Mas como identificar se o cãozinho da rua ou o meu está contaminado? E se um amigo ficar doente, como vou saber? Amanhã conversaremos sobre isso!

* Todas as fotos publicadas são pesquisadas em sites de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário