19 de fevereiro de 2013

PROCURA-SE: Aedes aegypti!

Olá leitores,
Vamos iniciar nossa programação semanal?
Embora seja proveniente da África, o vetor da dengue conhecido cientificamente como Aedes aegypti, já pode ser encontrado em todas as regiões do mundo, com maior predominância em áreas tropicais e subtropicais. Ao contrário do mosquito comum, o Aedes aegypti costuma picar durante o amanhecer e anoitecer. Por ser um mosquito urbano, prolifera-se dentro ou próximo às habitações, em qualquer recipiente que acumule água limpa.

PROCURADO!

Como identificar?

O Aedes aegypti é muito pequeno, tem apenas 0,5 cm de comprimento, é preto com traços brancos no dorso, nas pernas e na cabeça. Suas asas são translúcidas.

Características interessantes

· Os machos não se alimentam de sangue. Eles preferem frutas ou vegetais açucarados. Saudáveis, não?! Já as fêmeas... Essas são perigosas! Gostam de sangue animal, principalmente humano. E o pior: durante a picada é que a fêmea contaminada transmite o vírus para o ser humano.
· As fêmeas costumam picar nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, por que costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.
· Durante a picada, a fêmea aplica uma substância anestésica, por isso não sentimos dores ou coceiras! Que espertinha...
· Se não houver recipientes apropriados para a postura de ovos, uma fêmea pode voar até 3 km em busca do depósito adequado.
· Em 2008, o Instituto Oswaldo Cruz iniciou uma pesquisa que visava avaliar a capacidade de locomoção das fêmeas do Aedes aegypti quando infectadas com o vírus. O resultado? Elas tiveram um aumento que varia de 10% a 50%. Dito de modo simples, quando infectada, a fêmea se movimenta mais. Isso implica em maior procura de hospedeiro, o que causa mais transmissão da doença!
· Quando não estão em acasalamento, procurando fontes de alimentação ou em dispersão, os mosquitos buscam locais escuros e quietos para repousar.
Com tudo isso, dá pra perceber que estamos em desvantagem! Vamos gente, mãos à massa! Eliminem qualquer coisa que sirva de abrigo pra esse mosquito indesejável!

* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário