Todos já reconhecem o mosquito transmissor da dengue? Não?! O post anterior vai te explicar direitinho quem é ele. Agora vamos nos concentrar no seu ciclo de vida.
Como vocês sabem, durante sua vida, o ser humano possui etapas de desenvolvimento. Com o mosquito Aedes aegypti é a mesma coisa. Suas etapas são: ovo, larva, pupa e mosquito. Vamos analisá-las separadamente.
Depois do acasalamento a fêmea precisa do sangue humano para realizar o desenvolvimento completo dos ovos. Passado três dias da ingestão de sangue, a fêmea está pronta para a postura. É aí que começa a primeira etapa. Os ovos são depositados nas paredes internas do recipiente com água parada. Isso mesmo que você leu! A fêmea deposita ovos no recipiente, e não na água, como alguns pensam. Durante a postura os ovos são fecundados e após 48h os embriões se desenvolvem.
Ovo do Aedes aegypti |
Eles medem aproximadamente 0,4 mm de comprimento e no momento da postura são brancos. Mas rapidamente adquirem cor negra, por causa do contato com o oxigênio.
Segundo texto publicado pela FIOCRUZ, os ovos são distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. Espertos!!!
Estudos recentes revelam que se a fêmea estiver infectada com o vírus da dengue no momento da postura, há a possibilidade de os ovos já transmitirem o vírus para o próximo estágio.
Complicado esse ovinho, não é? Então pessoal, não sejam bobos. Vocês sabem de algum recipiente que está armazenando água e que no momento não pode ser eliminado? Lavem eles por dentro, com escova ou palha de aço, para garantir que os ovos sejam destruídos. Os ovos são fortes, mas decididos a evitá-los, somos mais!
* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.
* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário