28 de fevereiro de 2013

Abraço Amigo - Com quem será?

Bom dia queridos leitores!
Agora que vocês já sabem quando e onde será nosso Abraço Amigo, é importante saber que além da equipe de MS e de você, querido leitor com quem marcamos esse encontro, temos realizado convites especiais para somar ao evento. 
A coordenadorarepresentantes do Malê Debalê


Estivemos em algumas instituições com as quais firmamos  importantes parcerias. Entre elas, visitamos o Bloco Afro Malê Debalê, sendo bem recebidos pelo atual Presidente, Sr. Claudio, que nos ofereceu apoio e disponibilizou  a apresentação do Malêzinho, com os quais desejamos contar na certeza de que teremos um show de arte, beleza e cultura.
Nessa oportunidade alguns projetos da Mobilização também foram apresentados a diretora da Escola Municipal Malê Debalê no intuito de realizarmos ações conjuntas, o que culminou em um dia proveitoso e cheio de boas possibilidades. Já imaginou desfrutar da apresentação do maior Ballet Afro do Brasil? É aguardar e conferir!

Profª Sônia, diretora da Escola Barbosa Romeo


Também visitamos a Escola Municipal Barbosa Romeo. A Diretora da instituição, Professora Sônia, nos recebeu calorosamente e além de concordar com a aplicação de alguns projetos na escola, gentilmente ofereceu uma apresentação do grupo de dança. Que maravilha!
Então, já temos alguns apoios e muitas ideias. O esforço é grande e constante para fazer um evento positivo para todos nós! Logo, logo informaremos um pouco mais sobre nossos próximos passos...
 

27 de fevereiro de 2013

Abraço Amigo - Onde será?

Bom dia!
Hoje chegamos com um post com dois objetivos: informar onde será nosso Abraço Amigo e mostrar como foi a visita da EMS à ele.
A escolha do local deve-se ao fato dele ser importante como patrimônio natural de Salvador, famoso por suas dunas, lagoa escura, rodeada de areia branca, um ambiente convidativo ao exercício da saúde física e mental. Além disso, destaca-se como um lugar ideal para serem realizadas ações do Projeto de Mobilização Social, buscando sensibilizar a população da importância da prevenção e controle do vetor transmissor da Dengue.
Chega de enrolar! Escolhemos o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté! 
Na última semana, toda equipe visitou o local para fazer o reconhecimento da área e reafirmamos nossa escolha. O ponto turístico é incrivelmente belo, convidativo e prezeroso; nos desperta a mantê-lo cuidado e preservado. Para provar isso, selecionamos algumas imagens. Dá uma olhada:



 





Lindas fotos! Fizemos uma boa escolha? Temos certeza que gostaram! Não esqueçam: dia 18 de abril, na Lagoa do Abaeté, temos um encontro: nosso Abraço Amigo!

26 de fevereiro de 2013

Abraço Amigo - Quando será?

Olá queridos,
Como prometemos, voltamos para explicar quando será o nosso Abraço Amigo.
 A escolha da data teve como base a proposta da atividade. Sabemos que para melhores resultados, necessitamos da ajuda de grandes amigos. E quão importantes eles são em nossas vidas!
Verdadeiros amigos marcam presença nos melhores e piores momentos. Alguns nos ajudam até mesmo a manter saúde física e mental, através de seus conselhos ou companhia; por vezes nos dão as mãos e nos impulsionam a prosseguir.
Pensando nesses aspectos, decidiu-se realizar o evento, no dia em que popularmente se comemora o Dia do Amigo no País: 18 de abril. Curtiram?
Nosso encontro já está marcado!
Não esqueçam, amanhã tem post explicando onde nos encontraremos.
Até amanhã!

25 de fevereiro de 2013

Programação semanal & o tema é... ABRAÇO AMIGO!

Boa tarde leitores,
Começamos a semana e já estamos cheios de atividades no blog. Mas antes de apresentar nossa programação semanal, estamos com uma dívida muito grande com vocês. A Equipe de Mobilização Social (EMS) está formada e não fomos devidamente apresentados. Então venham nos conhecer!
EMS
 Da esquerda para a direita:
Luciana, Andréia (coordenadora), Rita, Marildes e Alex. E a fotógrafa, Jamille. Agora nos conhecemos!
Vocês se lembram que no último dia 4, estávamos no Dique do Tororó reunidos para um evento chamado Abraço Amigo? Agora esse evento será repetido em um novo ponto da cidade.
  • Quando será?
  • Onde será?  
  • Com quem será?  
  • Como será
Esses são os temas do posts desta semana. Também, até o dia do evento, publicaremos esporadicamente alguns posts para lembrar-lhes de nosso encontro.
Tá curioso? Então não esqueça: amanhã mais detalhes de nosso Abraço Amigo!

22 de fevereiro de 2013

E pra terminar o ciclo...

Último post da semana vem para explicar como é o estágio final antes do mosquito da dengue.
Pupa é o estádio posterior ás larvas e dura de 2 a 3 dias. Nesta fase, elas não se alimentam, utilizando a energia armazenada enquanto eram larvas. Nesse momento ocorre a metamorfose para o estágio final do mosquito da dengue. Quando inativas se mantêm na superfície da água, flutuando, o que facilita a eclosão ou saída do inseto adulto, já alado.
Pupa do Aedes aegypti
A pupa é dividida em abdômen e cefalotórax (cabeça e tórax unidos) em formato de vírgula. Possui também um par de tubos respiratórios, que atravessam a água e permitem a respiração.
Já que a pupa não se alimenta, seu combate não é feito utilizando larvicidas. Para destruí-la é preciso ação mecânica, como esmagamento.
Quando a pupa eclode, liberando o mosquito alado, ele repousa na parede do depósito e permanece ali durante horas. Isso confere o endurecimento do esqueleto externo e das asas. Apenas um dia após terem começado a voar, o mosquito já pode acasalar. O acasalamento geralmente acontece durante o voo, mas também é possível que ocorra em superfícies verticais e horizontais.
Pronto! Com a saída do vetor e acasalamento, fechamos o ciclo de vida do Aedes aegypti.
Agora vejamos um esquema simples para facilitar a compreensão e ajudar a entender as etapas de desenvolvimento do Aedes aegypti.
       
       Lembrem-se: embora o momento mais fácil de combater o vetor da Dengue seja na  fase larvária, para conseguir o controle eficiente do mosquito, as ações devem ser tomadas antes. Não permita que na sua casa ou vizinhança existam depósitos para a fêmea depositar ovos. Elimine ou tampe qualquer objeto que esteja armazenando água limpa.

* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.

21 de fevereiro de 2013

Agora ficou mais fácil!

O leitor pergunta: “E agora? Eu não consegui identificar ovos no meu tanque, será que ainda posso combater a dengue?”
Equipe de MS responde: “Sim!”
No post anterior conversamos sobre ovos e como destruí-los. Agora vamos ver a próxima fase de desenvolvimento do Aedes aegypti: as larvas.
Esta é a fase em que podemos eliminar o Aedes aegypti com mais facilidade, pois é o seu período de alimentação e crescimento. Vivem na água, de preferência limpa e passam a maior parte do tempo se alimentando de material orgânico no fundo ou nas paredes do depósito em que se encontram.
Estádios larvários
       Possui quatro estádios larvários e já que dependem muito da condição do ambiente, do fornecimento de alimento e da temperatura, podem levar de 5 dias a semanas nessa fase.

Em posição respiratória

A larva do Aedes aegypti é composta de cabeça, tórax e abdômen. Ela possui um tubo de ar, chamado sifão para a respiração na superfície da água. O sifão é curto, grosso e mais escuro que o corpo. Para respirar, a larva vem à superfície, ficando em posição verticalizada. Possui movimento serpentinos rápidos, fazendo um "S" em seu deslocamento. É sensível a movimentos bruscos na água  e não suporta a luz. Se um feixe luminoso incide sobre ela, imediatamente busca refúgio no fundo do recipiente. Depois disso, demora a retorna à superfície.
Concluído o 4º estádio, as larvas se transformam em pupas dentro de 3 ou 4 dias.
Se essa é a fase mais vulnerável, é sobre ela que devemos agir com mais ímpeto. Quando o agente de endemias visitar sua casa, o acompanhe até os depósitos que podem armazenar larvas do Aedes aegypti. Mantenha recipientes como caixas d'água, barris, tambores, tanques e cisternas bem fechados. Não deixe água acumulada em vasos, potes, vidro e pratinhos de plantas. Esteja atento à pneus, latas, garrafas, calhas de telhado, bacias, drenos de escoamento, além de outros locais em que a água da chuva possa ficar armazenada. Como vimos, todo cuidado é pouco!
          
* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.


ACM Neto & o fruto da sua visita: OTIMISMO!!

Olá leitores,
Há algum tempo estamos nos empenhando neste trabalho. Nos esforçando pra fazer tudo dar certo e da melhor forma possível. Às vezes encontramos algumas barreiras. Mas, outras vezes vemos o resultado de nosso suor. Seja através da ótima formação da equipe (coordenadora + articuladores) ou através da aprovação de alguns projetos. Isso tudo nos anima a continuar tentando.
Mas, dessa vez recebemos um ímpeto diferenciado!
Em visita ao Posto de Saúde Aristides Pereira Maltez, o prefeito da cidade, ACM Neto, esteve na nossa sala de atividades. Como não podia ser diferente, estávamos reunidos decidindo futuros passos da equipe. Durante sua presença, a coordenadora apresentou a Mobilização Social, explicando pontos principais que direcionam nossas ações. Surpreendente, porém, foi a atitude do gestor! Ele afirmou: "Seremos parceiros na Mobilização!"
Estamos esperançosos com mais essa ajuda e confiantes que conseguiremos excelentes resultados!

Equipe de MS

20 de fevereiro de 2013

Ovo resistente

Todos já reconhecem o mosquito transmissor da dengue? Não?! O post anterior vai te explicar direitinho quem é ele. Agora vamos nos concentrar no seu ciclo de vida.
Como vocês sabem, durante sua vida, o ser humano possui etapas de desenvolvimento. Com o mosquito Aedes aegypti é a mesma coisa. Suas etapas são: ovo, larva, pupa e mosquito. Vamos analisá-las separadamente.
           Depois do acasalamento a fêmea precisa do sangue humano para realizar o desenvolvimento completo dos ovos. Passado três dias  da ingestão de sangue, a fêmea está pronta para a postura. É aí que começa a primeira etapa. Os ovos são depositados nas paredes internas do recipiente com água parada. Isso mesmo que você leu! A fêmea deposita ovos no recipiente, e não na água, como alguns pensam. Durante  a postura os ovos são fecundados e após 48h os embriões se desenvolvem.
Ovo do Aedes aegypti
Eles medem aproximadamente 0,4 mm de comprimento e no momento da postura são brancos. Mas rapidamente adquirem cor negra, por causa do contato com o oxigênio.
Segundo texto  publicado pela FIOCRUZ, os ovos são distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. Espertos!!!
Estudos recentes revelam que se a fêmea estiver infectada com o vírus da dengue no momento da postura, há a possibilidade de os ovos já transmitirem o vírus para o próximo estágio.
 Algo que chama atenção nesses ovos é sua resistência a longos períodos sem água. Esse período pode estender-se por mais de um ano. Em outras palavras, os ovos do Aedes aegypti podem ser transportados por longas distâncias, em recipientes secos, por muito tempo. Quando em contato com a água, os ovos eclodem e permitem a liberação de sua próxima fase do ciclo de vida. Por isso eles são o principal meio de dispersão do inseto.
Complicado esse ovinho, não é? Então pessoal, não sejam bobos. Vocês sabem de algum recipiente que está armazenando água e que no momento não pode ser eliminado? Lavem eles por dentro, com escova ou palha de aço, para garantir que os ovos sejam destruídos. Os ovos são fortes, mas decididos a evitá-los, somos mais!


* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.

19 de fevereiro de 2013

PROCURA-SE: Aedes aegypti!

Olá leitores,
Vamos iniciar nossa programação semanal?
Embora seja proveniente da África, o vetor da dengue conhecido cientificamente como Aedes aegypti, já pode ser encontrado em todas as regiões do mundo, com maior predominância em áreas tropicais e subtropicais. Ao contrário do mosquito comum, o Aedes aegypti costuma picar durante o amanhecer e anoitecer. Por ser um mosquito urbano, prolifera-se dentro ou próximo às habitações, em qualquer recipiente que acumule água limpa.

PROCURADO!

Como identificar?

O Aedes aegypti é muito pequeno, tem apenas 0,5 cm de comprimento, é preto com traços brancos no dorso, nas pernas e na cabeça. Suas asas são translúcidas.

Características interessantes

· Os machos não se alimentam de sangue. Eles preferem frutas ou vegetais açucarados. Saudáveis, não?! Já as fêmeas... Essas são perigosas! Gostam de sangue animal, principalmente humano. E o pior: durante a picada é que a fêmea contaminada transmite o vírus para o ser humano.
· As fêmeas costumam picar nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, por que costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.
· Durante a picada, a fêmea aplica uma substância anestésica, por isso não sentimos dores ou coceiras! Que espertinha...
· Se não houver recipientes apropriados para a postura de ovos, uma fêmea pode voar até 3 km em busca do depósito adequado.
· Em 2008, o Instituto Oswaldo Cruz iniciou uma pesquisa que visava avaliar a capacidade de locomoção das fêmeas do Aedes aegypti quando infectadas com o vírus. O resultado? Elas tiveram um aumento que varia de 10% a 50%. Dito de modo simples, quando infectada, a fêmea se movimenta mais. Isso implica em maior procura de hospedeiro, o que causa mais transmissão da doença!
· Quando não estão em acasalamento, procurando fontes de alimentação ou em dispersão, os mosquitos buscam locais escuros e quietos para repousar.
Com tudo isso, dá pra perceber que estamos em desvantagem! Vamos gente, mãos à massa! Eliminem qualquer coisa que sirva de abrigo pra esse mosquito indesejável!

* Todas as fotos publicadas no blog são pesquisadas em site de busca.

18 de fevereiro de 2013

Retorno às atividades no blog

Olá leitores,
Após merecido período de descanso, retornamos as atividades no blog com uma programação especial. Durante esta semana, diariamente, irão ao ar posts que explicam e fornecem detalhes sobre o mosquito vetor da Dengue, o Aedes aegypti. Vejamos a programação:
  • Terça-feira - PROCURA-SE: Aedes aegypti!
  • Quarta-feira - Ovo resistente.
  • Quinta-feira - Ficou mais fácil!
  • Sexta-feira - E pra terminar o ciclo...
        E aí, ficaram interessados? Então confiram diariamente a publicação desses posts que visam informá-los, lembrá-los da gravidade da doença e que todo cuidado é pouco para controlar esse mosquito.
        Encontro marcado!

16 de fevereiro de 2013

"Abraço Amigo" no Dique do Tororó


      Olá leitores queridos,
      Faz um tempinho que não nos encontramos, né?

      Mas, fiquem tranquilos que nós não te esquecemos e muito menos de mantê-los sempre informados.
      Então, vocês devem estar se perguntando:
    - Por onde andaram?
      Não tem problema... Nós respondemos:
   - Temos nos mantido em constante movimentação que vai desde a seleção de novos membros para somar na nossa equipe, bem como a busca incessante pelos importantes parceiros até as relevantes reuniões que dão o direcionamento das nossas ações. Nossa!! E a própria busca por realizar um trabalho de qualidade consiste em um grande "trabalho".
     Ah! Mas, o bom mesmo é trabalhar com prazer e o dia 04 de fevereiro no Dique do Tororó nos proporcionou o deleite de ter um momento diferente com a integração dos colegas de todos os cantinhos de Salvador e o principal: Beneficiamos a nossa saúde em uma caminhada ao ar livre, dando largos passos juntos contra a Dengue!!!
    O evento recebeu o nome de Abraço Amigo, afinal simbolicamente nos impulsiona a abraçar essa causa. Então, ganhando experiência e somando forças em breve faremos o ABRAÇO AMIGO no nosso Distrito!
(Da esq. para dir.) Articuladora Luciana Moura,
Coord. do PMCD Dra. Isabel Guimarães, nossa Coord. Andréia Gomes,
e as Coord. Isabel de de Pau da Lima e Marizete do Subúrbio, no Dique.

4 de fevereiro de 2013

SISMOB

Olá queridos leitores,
Conforme prometido aqui, agora é o momento de esclarecer o que é o SISMOB.
SISMOB o Sistema de Informação da Mobilização Social e foi desenvolvido pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) para facilitar a troca de ideias entre coordenadores e articuladores do Projeto de Mobilização Social, além de manter a população ciente das ações desenvolvidas.
A população tem liberdade para acessar as informações divulgadas, entrando como convidado. Por este motivo, falamos em outra ocasião que o SISMOB é mais um meio de acompanhar as atividades desenvolvidas pela equipe de MS. Todos devem se sentir motivados a participar.
Se quiserem podem seguir o link acima. Na página inicial, cliquem em "Entrar como convidado" e sintam-se à vontade para acompanhar o ranking de ações por cidades. É possível também, selecionar cidades específicas e até mesmo bairros dos distritos sanitários!
Pronto, simples assim!!!! 
Até mais!

1 de fevereiro de 2013

Era uma vez uma praça...

Olá,
Reconhecimento de área
Quem mora, visita ou apenas passa por São Cristóvão conhece o espaço (uma espécie de praça ocupada por alguns comerciantes) em frente ao Shopping Salvador Norte.
Na nossa missão junto à comunidade de cuidar do nosso territorio, identificamos esse local que parece já ter contado com a iniciativa de alguém em deixá-lo mais agradável, porém sem sucesso. O local parece abandonado! Alguns pneus foram usados como caqueiros (uma ótima ideia),que atualmente abrigam plantinhas secas, quase mortas, e que estão sendo usados como depósito de lixo. Que risco para saúde...
 

Vamos construir uma nova história?

Porém, a ideia é válida e nos despertou para dar as mãos com esse cidadão e outros que queiram desfrutar do bem estar proporcionado pela melhoria desse ambiente.  
Enfim, a equipe de MS está atenta a isso e já pensa cuidadosamente na possibilidade de desenvolver um trabalho educativo objetivando cuidar desse espaço.
Que privilégio, hein?! Você leitor é o primeiro com quem dividimos nossos planos! Em breve vocês terão mais detalhes sobre essa e outras ideias sendo colocadas em prática e serão convidados a fazer parte delas.
Fiquem atentos, que nós partiremos para ação!!!!

Reunião com Supervisores

Olá leitores,
A primeira postagem do dia é para informar sobre a reunião que tivemos na segunda com supervisores de equipe, supervisor de campo e supervisor geral interino de Itapuã B.
Esse foi um momento muito válido para conscientizar quanto a necessidade de um engajamento de todos, de modo que durante a reunião esclarecemos dúvidas sobre a Mobilização Social, o Abraço Amigo e pedimos a fundamental ajuda dos Agentes de Saúde.

Equipe de MS, Supervisores
de Equipe, de Campo e Geral
que participaram da reunião.

Portanto leitor, se você é um Agente de Saúde e recebeu as orientações do seu supervisor, não fique zangado com ele. Coitadinho... A culpa é nossa, membros da equipe de MS! Mas, é uma culpa super do bem, então também não se irrite conosco. Queremos e precisamos contar com ajuda de todos pra conseguir desenvolver esse trabalho de modo eficiente e ágil, afinal Saúde Pública deve ser um compromisso de todos.
Vamos todos por as mãos na massa!